Necessidades básicas dos cães e respeito a individualidade


Entender as necessidades básicas dos cães é primordial para que seu pet tenha uma vida de qualidade. E suprir esses comportamentos naturais deve ser de forma plena e equilibrada, sempre respeitando a individualidade de cada cão.

E através do respeito às necessidades naturais da espécie e a individualidade, podemos melhorar a saúde mental, física e social dos nossos cães.

Mas, quais são essas necessidades? Podemos citar de algumas:

1 - Our House

Pense no ambiente que o seu cão irá ficar. Deve ser limpo, arejado e com um espaço que ele possa tomar sol. Pensar em todo ambiente e como fazer manutenção desse espaço é fundamental para que o cão não adoeça ou se sinta pouco confortável.


2 - Faça passeios

Importante que você tenha um tempo para isso ou contrate um serviço de qualidade. Pois o cão necessita de passeios, seja para manter o peso e níveis saudáveis, para gastar energia e principalmente, para explorar o mundo. E após passeio, higienize muito bem o focinho, corpo e patas.


3 - Tenha vacinação em dia e  faça o controle parasitário

Certifique-se de que seu cão receba todas as vacinas anualmente. Isso previne doenças sérias que podem levar o pet à morte, como a cinomose.

Vermifugação é tão importante quanto vacinação. Uma boa vermifugação é aquela feita em três etapas, garantindo uma cobertura o ano inteiro.


4 - Um banho de espuma?

Sabiam que muitos tutores dão banho em seus pets, apenas  vez ao ano? Na realidade, os cães não deveriam tomar banho com tanta frequência porque produzem uma gordura natural que é muito importante para a pele e para os pelos. Essa gordura protege os cachorros de possíveis infecções. 

Óbvio, que temos muitas exceções, por exemplo, cachorros com seborreia ou outros problemas de pele que necessitam de banho medicamentoso, isso o seu veterinário irá te ajudar. Mas, se o seu cão toma banho em casa ou em pet shop, certifique-se de promover um banho low stress, ele agradecerá.

E os dentes? Escovação diária(ou a cada dois dias) ainda é a melhor prevenção contra o tártaro, isso e a utilização de brinquedos de roer, aqueles de nylon.


5 - Hora do rango

Invista em uma ração de qualidade ou alimentação natural, a longo prazo isso fará muita diferença. Nunca dê os restos de comida, ossos cozidos ou nossas guloseimas. Isso poderá causar uma desestabilização no organismo dos nossos pets, gerando vômitos e diarreias. E sempre deixe água fresca à disposição do cão. 

Para evitar desidratação e evitando problemas renais.

E quando falamos em ração de qualidade, temos que olhar a lista de ingredientes e dar preferência por aquelas sem grãos transgênicos, sem conservantes químicos, aromatizantes, sem corantes ou antioxidantes, que tenham uma boa porcentagem de proteína animal, e uma suplementação de vitaminas e minerais adequada. 

Já a alimentação natural, necessita de um acompanhamento de veterinário especialista em nutrição animal e você também terá que ter um bom espaço para o armazenamento dos alimentos in natura e depois de prontos, muita dedicação, tempo e muito dinheiro para investir em ingredientes de qualidade e todos suplementos.


6 - Lets play?

Incentivar brincadeiras, sejam físicas ou mentais são fundamentais para evitar demência e outras doenças da velhice. Brinque muito com seu cão. E aposte em enriquecimento ambiental, neste post falamos mais sobre o assunto 


7 - Doutor Dog

Consultas regulares em um veterinário de confiança pode ampliar o bem estar do seu cão. Realizar check-ups preventivos ainda é a melhor maneira de diagnosticar problemas no início e com isso conseguir promover o melhor cuidado para o pet.


8 - E por fim, dê amor

Dê amor, cuide bem e saiba respeitar o espaço dele. 

ão seja "Felícia", evite provocar ansiedade de separação.

Comentários

Postagens mais visitadas