Meu cão é minha sombra, pode isso Arnaldo?

 

Seu cão late em excesso? Late sem parar ou uiva? destroi objetos ou bagunça (vira o lixo...)? ou necessidades fisiológicas em locais inadequados? O pet faz isso quando está sozinho em casa?

Separei algumas DICAS

1. Não puna!

MUITO IMPORTANTE! Não puna o cachorro de nenhuma maneira e em nenhuma situação. Punir não ensina ao animal o comportamento correto, pode reforçar o comportamento indesejado e reforça a ansiedade.

2. Reforce a independência!

Acostume, gradualmente, o cachorro a ficar certo tempo sozinho no lar. Iniciar o processo com saídas graduais, começando com períodos curtos de 1 a 5 minutos e depois aumentando gradualmente a duração. Após ter ultrapassado os 5 minutos, este aumento não deve ser linear, porém variando entre períodos maiores e menores. Este processo deve ser lento e deverá ocorrer diariamente após a inclusão do cachorro no novo lar. Realize também o mesmo procedimento, porém realizando, logo antes de sair, os mesmos comportamentos que costuma ter quando sai de casa (coloque sapato de salto alto, pegue a bolsa, a chave do carro, carteira…).

3. Se ele ficou calmo, reforce esse comportamento!

Ao retornar ao local aonde o cão está, se o cão se comportou corretamente, você deverá acariciá-lo (não precisa exagerar nas carícias, apenas um afago para reforçar o comportamento correto). Se o cão não se comportou corretamente no período em que ficou sozinho, simplesmente ignore-o, evitando o reforço do comportamento. Lembre-se: nunca o puna!

4. Encene! Dê várias pistas de irá sair, mas não saia.

Dê pistas de saída (simule comportamentos normais de saída como pegar as chaves, se arrumar na frente do espelho, se despeça das pessoas…) em horas não relacionadas com a saída habitual, ignorando as respostas indesejadas do cão, caso ocorram.

5. Cada hora é a vez de uma pessoa diferente treinar!

Todo mundo da casa precisa treinar essas saídas! Então realize as trocas entre os tutores gradualmente. Uma hora é o filho que irá fazer esses treinos, no dia seguinte será a mãe, e assim por diante...

6. Enriquecimento ambiental sempre 

Enriqueça o ambiente do lar com diferentes brinquedos, jogos, brinquedos mastigáveis e etc. Se possível, reveze diferentes brinquedos uma vez por mês, para que mensalmente o grupo de brinquedos mude.


7. Socialize MUITO e sempre!

Especialmente entre os 5 a 10 meses de idade propicie ao cão uma ampla gama de experiências, sociais e não-sociais. Junte os cachorros de seus amigos na casa dos seus amigos (desde que não haja um cachorro que faça bullying ou que tenha medo de outros cachorros), leve-o a parques, faça muitos passeios, contrate um dog walker 

8.E NUNCA EM HIPOTESE ALGUMA FAÇA FESTA AO LEVAR SEU CÃO PARA PASSEAR OU AO CHEGAR EM CASA.

9.Reforce SEMPRE os comportamentos calmos!

Elogie os comportamentos de calma e tranquilidade. Se você voltou para casa e ele te recebeu com calma, faça elogios, carinho, dê petiscos! Sempre com calma, sem exageros, mas não deixe de reforçar!

10.Aumente o repertório comportamental do cachorro

Pratique diariamente, em momentos não associados com a saída de casa, treinos que ensinem o cachorro a permanecer no local enquanto o você se afasta. Para isso, ensine  comandos básicos essenciais como: senta, deita, fica e vem.


Comentários

Postagens mais visitadas