Calming Signals
Os cães são muito sociáveis e possuem uma linguagem bem desenvolvida. E cabe a nós, sabermos interpretar essa linguagem, os chamados calming signals, ou sinais de apaziguamento.
Sinais que foram estudados e observados pela adestradora norueguesa Turid Rugaas, esses sinais seriam uma forma de linguagem canina visual utilizada tanto entre os cães quanto na relação deles conosco para demonstrar estresse e apaziguar conflitos de forma não agressiva.
Segundo a própria Turid Rugass diz em seu site, tais gestos são universais e compreendidos por todos os cachorros. Por isso, para quem aprendeu a reconhecer os calming signals, é comum ver um cão responder a um gesto com outro de apaziguamento.
E temos alguns sinais clássicos dessa comunicação dos cães, mas saber reconhecer os calming signals ainda é tarefa complexa para muitos de nós, pois esses sinais se assemelham muito a reações meramente fisiológicas, como bocejar, se coçar, lamber a boca, entre outros.
Por exemplo, quando o cão boceja pode ser sim que o cão esteja apenas cansado e com sono. No entanto, o ato de bocejar também pode ser usado em situações de estresse.
POR ISSO É IMPORTANTÍSSIMO ANALISAR O CONTEXTO COMO UM TODO, PARA CONSEGUIR INTERPRETAR O QUE DETERMINADA LINGUAGEM VISUAL CANINA, QUER NOS DIZER.
Comentários
Postar um comentário