A importância do estudo em etologia canina para convivência harmoniosa entre humanos e cães


Cada vez mais, os cães fazem parte da nossa vida e para termos uma comunicação clara com eles, precisamos aprender como funciona o comportamento desses seres de luz 💓

A etologia é a disciplina da biologia que tem como objeto de estudo o comportamento animal. Embora o interesse do ser humano de entender tal conduta remonte a milhares de anos atrás, somente na segunda metade do século XX a etologia se consolidou como ciência.

A especialidade da etologia direcionada tanto à descrição quanto à explicação do comportamento dos cachorros é conhecida como etologia canina. Essa metodologia etológica, destaca-se a observação do animal, preferivelmente no seu ambiente natural.

Assim, as origens da etologia canina focaram o estudo da conduta dos lobos, não apenas pelo interesse que essa espécie sempre gerou no homem, mas também por tentar extrapolar o comportamento dela para o comportamento adotado pelos cães. 

Uma visão que mais tarde pode ser revista e se estabeleceram muitas diferenças entre essas duas espécies. Apesar das aparentes semelhanças (sobretudo físicas) que o lobo e o cachorro podem ter, estas são duas espécies BEM diferentes (Canis lupus e Canis familiaris respectivamente). Isso se evidencia, entre outras coisas, no seu comportamento.

Dessa forma, os lobos se caracterizam pela sua natureza caçadora e selvagem, não acostumada à convivência com os humanos nem a permanecer em espaços fechados, traços totalmente opostos aos dos cachorros domésticos.


Para entender o comportamento do cachorro, a etologia canina analisa como ele age no seu ambiente natural, ou seja, na sociedade humana.

E profissionais que trabalham com base no comportamento canino, possuem o objetivo de ensinar ou modificar comportamentos sem mal estar físico ou emocional. ⠀

E essa forma de educar o cão está alinhada ao estudo do comportamento animal, pois lidamos com emoção e fisiologia dos cães. E nunca bloqueamos os comportamentos, nós analisamos e procuramos entender o que leva um cão a ter medo, ansiedade, agressividade ou frustração.

Uma vez identificada qual  emoção será trabalhada, feito uma série de atividades para o cão conseguir lidar da melhor forma possível.

Atualmente a ciência está muito mais interessada nos estudos sobre comportamento animal canino, existem grupos de pesquisas no mundo todo se empenhando em estudar os cães, especialmente a relação afetiva com seus tutores. Investigar a relação entre as pessoas e os animais, e suas atitudes e conhecimentos sob diferentes aspectos. Essa comunicação entre as espécies, a empatia e sobre o impacto das atitudes das pessoas na vida dos animais é fundamental para uma melhor comunicação entre todos. 

Conhecer melhor o comportamento dos animais, suas necessidades e suas diferenças é muito importante para uma convivência harmoniosa que poderá garantir o bem-estar de ambas as espécies. Muitos problemas comportamentais e até mesmo o abandono são consequências de uma expectativa equivocada dos tutores sobre os comportamentos de seus pets.


Comentários

Postagens mais visitadas