Importância da consistência nos treinos com reforçadores positivos

 


Os cães precisam de rotina equilibrada, previsível e enriquecida com atividades de enriquecimento ambiental e treinos. Importante que você mantenha certa regularidade dessa rotina e treinos, sempre com gradualidade e consistência. 

Diversos estudos científicos contribuem para um entendimento cada vez maior sobre o comportamento de cães. Em zoologia, a Etologia é a especialidade da biologia que estuda o comportamento animal. 
Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e  Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução desse comportamento. E esses  comportamentos herdados são fixos? Alguns comportamentos são difíceis de alterar, outros são mais fáceis. Quando o comportamento instintivo causar problemas, é importante procurar mudar a maneira pré-programada do cão entender as coisas. Retirar esse comportamento não desejado e inserir o novo comportamento. 

E entrando no assunto de punição e reforço, dentro da teoria do Condicionamento Operante, descrita pelo  psicólogo Burrhus Frederic Skinner, a execução de um comportamento/ação é associado a uma consequência. 

"A consequência boa, chamada de reforço, vai aumentar em frequência e intensidade a expressão daquele comportamento 
Já a consequência ruim, chamada de punição, vai diminuir em frequência e intensidade a expressão daquele comportamento"  B.F. Skinner

E os cães passam pelo processo do condicionamento operante o tempo todo e o nosso comportamento também cria essas consequências e definem a permanência ou não de determinados comportamentos expressados por eles.

Reforço e Punição
Estão presentes nas metodologias de adestramento e definem o aprendizado, a estabilidade e saúde emocional do cão que está no processo de adestramento. O reforço sempre irá aumentar a frequência do comportamento do cão enquanto a punição sempre irá diminuir‼️

Reforço POSITIVO -  a soma de algo bom após a expressão de um determinado comportamento.
Reforço NEGATIVO - é a subtração de algo ruim após a expressão daquele comportamento.

Exemplos
Reforço Positivo
O cão senta e ganha um biscoito após sentar. O biscoito foi a soma de algo bom após o comportamento de sentar, e geralmente este comportamento tende a aumentar.

Reforço Negativo
O cão está atrás de um portão e late para passar, o portão é então retirado e este cão consegue sair
O comportamento de latir passou por um processo de reforço negativo, eliminando algo que era ruim pro cão (o portão) O reforço positivo é um dos pilares do adestramento positivo. Pois constrói um processo duradouro de aprendizagem e comunicação assertiva com o cão.

Punição Negativa e Positiva
A punição sempre vai diminuir a frequência do comportamento, o que não significa ser a melhor opção para corrigir comportamentos indesejados.

Punição Positiva
É a soma de algo ruim após a expressão de um comportamento, como o uso do enforcador ou do cutucão na lateral do cão. Exemplo: O cão late/rosna e na sequência o enforcador é pressionado ou o cão sofre um cutucão. Essas ações aversivas vão diminuir esses comportamentos, suprimir a linguagem canina e não vão ensinar o comportamento adequado, o que poderá resultar na volta desse comportamento indesejado com maior intensidade. Muitos profissionais fazem uso dessa punição como método educacional.  

Punição Negativa
Vai subtrair algo bom após a expressão de um determinado comportamento. Exemplo: o cão pula para interagir com o tutor e na sequência o tutor vira de costas  retirando a atenção. Dessa forma, o cão pode diminuir o comportamento de pular para não perder a atenção do tutor. 

Por isso que falamos que para ter um adestramento que resulte em um trabalho duradouro  nunca  devemos utilizar a punição positiva, essa inserção de consequências ruins como cutucões, enforcadores, borrifadores de água, entre outros, resultam em prejuízos emocionais para os cães e criam uma desconstrução da relação cão/tutor ou cão/adestrador. No final do texto, deixamos vários estudos que comprovam esses danos. Afinal, os cães são seres sencientes


Treinamento positivo não é permissivo e nada mais é do que educar sem causar dor. 


E as três habilidades centrais para um treinamento de animais são: reconhecer a resposta reforçável (criteria setting), conseguir com que o animal emita essa resposta (prompting and shaping) e reforçar imediatamente uma vez que a resposta é emitida (timing).

E o adestramento positivo é uma maneira eficiente de educar seu cão. Você pode usar petiscos, elogios ou experiências (brincadeiras, passeios) para recompensar o bom comportamento do seu cão.

O reforço positivo permite que você se comunique de maneira clara com o seu cão. Você decide o que quer que seu cachorro faça e toda vez que ele faz, ao ser recompensado, vai entender o que você quer. Quando você recompensa seu cão por fazer as coisas corretamente, é mais provável que ele repita esses bons comportamentos. Já a punição, nem sempre é clara.

Exemplo:

Quando você pega seu cachorro urinando em seu tapete e o repreende ou recorre ao velho truque de bater nele com um jornal enrolado. Sua intenção é dizer ao seu cão que não é aceitável que ele faça xixi dentro de casa. Em vez disso, os cães geralmente aprendem que não é seguro fazer xixi quando você está por perto. Esta é uma das razões pelas quais você pode achar pocinha de xixi quando deixa ele sozinho, mas nunca parece pegá-lo no ato. Há definitivamente um problema de comunicação aqui. O medo simplesmente não é uma maneira eficaz de um cão aprender as coisas corretamente.

Com reforço positivo, você pode evitar essa confusão. Você quer ensinar seu cão a fazer xixi do lado de fora, e não em sua casa. Em vez de punir o seu cão, você vai recompensar o comportamento que você quer. Neste caso, toda vez que seu cão faz xixi no lugar adequado, você lhe dá muitos elogios e guloseimas. Você também pode recompensá-lo, dando-lhe algum tempo de brincadeiras. Seu cão aprende rapidamente que coisas boas acontecem quando ele faz xixi do lado de fora, enquanto nada acontece quando ele faz dentro de casa. 

Equilibrar o excesso de energia dos Cães

O tédio é um fator determinante em muitos dos problemas de comportamento dos cães, como cavar, latir em excesso, mastigar ou lamber excessivamente. O adestramento comportamental positivo é uma ótima maneira de ajudar a manter o tédio longe. Você pode se surpreender com a quantidade de energia que seu cão vai gastar simplesmente adicionando algumas sessões de treinamento de comandos de obediência como: senta, deita, vem, fica, deixa, touch, look, legs entre outros. 

E importante manter as sessões de adestramento curtas, 10 minutos por dia e com pausas não vão entediar o cão e ele irá aprender. 

Fortalecendo o vínculo entre você e seu cachorro.

Os métodos de adestramento com reforço positivo podem ajudar a fortalecer esse vínculo que temos com nossos cães. Os cães aprendem a ampliar o repertório comportamental, desenvolvem a autoconfiança e isso fortalecerá o relacionamento entre vocês. 

E o que são Reforçadores?

É tudo aquilo que aumenta a probabilidade de que aquele comportamento ocorra novamente no futuro. Um reforçador é definido pelo seu efeito sobre o comportamento e pela consequência que a resposta produz no ambiente. Se fala de reforçador positivo quando é verificado que sua apresentação aumenta a frequência, duração ou força da resposta que o produz. Se fala de reforçador negativo quando é verificado que sua remoção aumenta a frequência, duração ou força da resposta que o produz .

Coisas que podem ser reforçadoras para cachorros

1. Comida

2. Acesso a outros cachorros: investigation and play

3. Acesso ao ar livre e a cheiros interessantes no chão

4. Atenção de pessoas e acesso a pessoas, especialmente depois de períodos de isolamento.

5. Brincadeiras e atividades do gosto do cachorro

Essa é apenas uma lista e cada cachorro possui suas particularidades. 

Feedback: Reforçador Condicionado

Reforçador condicionado: algum sinal inicialmente neutro (som, luz, movimento, uma palavra) que é deliberadamente apresentado antes ou durante a entrega de um reforçador. Por exemplo, o som do clicker é tipicamente utilizado em treino de cães como reforçador condicionado.

O treinamento de animais que usa reforço positivo deveria sempre começar com o estabelecimento de um reforçador condicionado; antes de iniciar qualquer treinamento real de comportamento, enquanto o sujeito não está fazendo nada em particular, você o faz entender o significado de um reforçador condicionado pareando-o com comida, carinho ou outros reforçadores reais.

Importância do uso de sinais (reforçadores condicionados), no treino:

• Necessidade de precisão do tempo.

• Às vezes precisamos reforçar de longe.

• Frequentemente, principalmente em treinamentos onde o reforçador é um alimento, não há como fornecer o reforçador para o sujeito no exato instante que ele realiza o comportamento que você quer reforçar. 

Clicker 

Reforçador condicionado sonoro utilizado por muitos treinadores por ser breve, consistente e bem distinto dos outros sons do ambiente. Um equipamento que deve ser utilizado por profissionais do comportamento canino, pois é imprescindível que o profissional não perca o timing de acertos comportamentais.

Feedback  

No treinamento de cachorros o uso de reforçadores condicionados e primários é a ferramenta mais importante, no entanto, existem outras. Por exemplo, elogios podem funcionar como reforçadores quando treinados como reforçadores condicionados. Isto é, elogios podem ser utilizados como sinais de que o clicker e o reforçador primário estão próximo. São especialmente úteis em sequências longas de comportamentos.

Esquemas de Reforçamento

No início, quando se quer instalar um comportamento é importante reforçar todas as vezes que ele aparece, ou seja, usamos o esquema de reforçamento contínuo). No entanto quando o comportamento já está bem instalado podemos parar de reforçar cada vez que ele aparece. Começamos reforçando a maioria dos comportamentos, depois metade, depois alguns, isto é, usamos esquemas de reforçamento intermitente..

Razões para usar esquemas de reforçamento intermitente:

  •  Comportamento fica mais resiliente (mais difícil de extinguir).
  •  Facilita o processo de modelagem
  •  O reforçamento constante é necessário apenas no período de treinamento. 

Para manter um comportamento já aprendido com algum nível de segurança, é vital que você não reforce de maneira regular, e sim, que troque a frequência do reforçador ocasionalmente e com base em uma razão imprevisível. Quanto mais variável e mais intervalos esse “esquema” tiver, mais fortemente o comportamento será mantido. A única circunstância onde não se devem usar esquemas de reforçamento variável, é quando esse comportamento envolve resolver algum tipo de puzzle ou teste, mesmo que o comportamento tenha sido bem aprendido

Timing de reforçamento

Seja positivo ou negativo, o reforço deve ser oferecido imediatamente após que a ação desejada foi feita. Isso para evitar reforçar outros comportamentos que não aquele que se está tentando ensinar. Por exemplo, o cachorro senta, mas na hora que a pessoa diz “Bom garoto”, o cachorro já está novamente de pé; nesse caso, o comportamento reforçado pelo elogio é o “levantar”. Dar a comida o acionar o clicker antecipadamente também é ineficiente.

Tamanho do reforçador

O tamanho do reforçador deve ser o menor possível, tanto pela economia de tempo (o animal o consome mais rápido e o tempo de espera diminui) quanto pela possibilidade de maior número de reforçadores por sessão, até o animal ficar satisfeito. Se a sessão de treino for única ao dia, pode-se esperar que o animal trabalhe bem por cerca de um quarto da sua ração normal ( o restante é dado “de graça”). Se por dia forem feitas 3 ou 4 sessões de treino, é possível dividir a quantidade normal de comida em aproximadamente 80 reforçadores e dar 20 ou 30 por sessão.

Crie vínculo com seu cão, ensine com gradualidade, paciência, persistência e consistência. 

Comentários

Postagens mais visitadas