Importância de ensinar os comandos básicos



Se o seu cão está com saúde em dia, vacinas em ordem, vermifugado e com comida de qualidade.

Importante verificar se necessidades básicas do seu cão estão sendo supridas, como atividades físicas, mentais, além de enriquecimento ambiental. Um cão com energia acumulada é mais estressado e ansioso.

Outro ponto importante além de uma rotina ideal que você deve ter com seu cão, são os treinos básicos. Servem para diversas situações do dia dia, como autocontrole, possessividade e ainda ampliam sua comunicação com ele.

Treinos - SENTA, DEITA, FICA, VEM e DEIXA

SENTA

Para ensinar o “senta”, segure um petisco próximo ao focinho do seu cachorro e faça um movimento levando a mão para a parte traseira do cachorro. Ele tentará olhar para a sua mão, seguindo o petisco, e irá sentar para ficar em uma posição melhor; assim que ele sentar, entregue a recompensa, repita o movimento algumas vezes, e quando o cachorro estiver sentando mais rápido, diga, junto com o movimento, a palavra “senta”, assim ele aprenderá o comando gestual e verbal. Vá distanciando cada de forma gradual, um pouquinho por dia.

DEITA

Com o cachorro sentado, segure um petisco na mão, o coloque em frente ao focinho do cão e, devagar, abaixe a mão até o chão. O cachorro irá seguir o petisco, e assim que ele abaixar as patinhas da frente e encostar no chão, entregue a recompensa. Repita algumas vezes, e quando ele estiver repetindo o movimento com mais frequência, fale junto com o movimento a palavra “deita”.

FICA

O comando fica é usado quando você precisa que o cão fique em um lugar específico. É um comando de segurança muito importante.

Ensinar esse comando fica mais fácil após ter ensinado o senta.

O primeiro passo é pedir que o cão sente. Após ele sentar você dá um passo para trás, espera um segundo e volta para recompensá-lo. Vá aumentando a distância gradativamente e aguardando um tempo cada vez maior para recompensar o cão. Assim como no ensinamento do senta, a repetição é muito importante. Você deve repetir o treinamento várias vezes até que o cão responda corretamente ao fica.

O segundo passo é relacionar o movimento do fica com o comando oral e visual. Diga o comando fica, faça o gesto de “pare” com a mão, e repita o primeiro passo. Assim que ele realizar o comando fica corretamente você deve recompensá-lo. Com o tempo você pode começar a dificultar e variar as situações para que o seu cão atenda ao comando fica. Diversifique o local e espere cada vez mais tempo para dar a recompensa ao cão.

Se possível, utilize para esses treinamentos um CLICKER, o som condicionará o animal. Ele vai esperar até que o som ocorra para ganhar a recompensa, ficando muito mais tempo no local indicado.

VEM

Para começar o treinamento, escolha um local tranquilo. Afinal, enquanto estiver aprendendo, ele não deve ser distraído.

Posteriormente, você deve se afastar de seu cachorro e então dizer “venha” de maneira bem firme e com bastante entusiasmo. O comando deve ser dado apenas uma vez. Porém, a linguagem corporal deve ser mantida. Você deve se mostrar relaxado.

Conforme o cão começar a se aproximar, você pode ir incentivando-o. Você pode segurar um petisco como forma de incentivo.

Por fim, quando o cão chegar até você, recompense-o e diga algo como “muito bem”. Conforme seu cão for criando confiança com o treinamento, a distância entre vocês pode ser aumentada gradativamente.

DEIXA

O comando “deixa” também possui grande importância. Isso porque ele pode ser muito útil caso o seu cão pegue alguma coisa que não deve.

Porém, esse treinamento requer bastante paciência, bem como consistência. Então, você pode utilizar os 3 d´s do adestramento: distância, duração e distração. Dessa forma você vai gradualmente aumentando o grau de dificuldade do exercício.

Para começar esse treino, tenha um petisco em mão e coloque seu cão deitado ou sentado.Então mostre o petisco ao cachorro. Dê o comando “deixa” e coloque o petisco debaixo do seu pé. Então você deverá esperar alguns instantes. Certamente o cão tentará pegar o alimento, podendo até mesmo agarrar o seu pé. Você pode deixar que ele tente. Seja paciente.

Por fim, quando o cão desistir, você deverá dizer “muito bem” e recompensá-lo. Contudo, não se deve oferecer ao cão o petisco que você colocou debaixo do pé, e sim um novo.Dessa forma você deverá repetir a lição várias vezes sempre recompensando.

ALGUNS VÍDEOS DETREINO


TREINO VEM 


TREINO TOUCH/TOCA E DEIXA

TREINO DEIXA 

Comentários

Postagens mais visitadas