Cães não precisam de um líder

 


Os cães precisam de orientação e somos nós que devemos ampliar nosso vínculo e comunicação com os cães.

Teoria da dominância? Era feito a partir de um pensamento baseado em “matilha" sempre um tinha que ser o líder, e o dominante afirmava a sua dominância usando agressividade sobre os demais.

Na dominância você acredita que os cães precisam ser submissos, do contrário irão mandar em todos nós. E os treinos baseados nesse pensamento, resultam em inseguros, medrosos e ansiosos.
Outro mito que alimenta o uso de aversivos em treino é o da matilha, como se cães domésticos se organizassem em hierarquias claras em que nós, humanos, temos que ser os líderes (machos alfa). 

E há muitos treinadores de animais que insistem em aplicar este conceito ao treinamento de nosso cão. O termo “macho alfa” começou a ser usado em meados do século 20 por etologistas que trabalhavam com lobos. E foi o pesquisador David Mech que popularizou o termo em um de seus livros de maior sucesso.

Mech estudou a hierarquia dos lobos em cativeiro e observou como eles formavam uma hierarquia social pela agressão entre si, até que um macho mais forte (por isso, chamado de alfa) vencesse a batalha. David Mech já tinha estudado lobos na natureza, mas era muito difícil acompanhá-los e ver como as hierarquias evoluíam. No entanto, anos depois, Mech começou a estudar a hierarquia do lobo selvagem e percebeu seu erro: Na natureza, os lobos lideram seus descendentes, já que os grupos são formados por pais e filhos. Não há macho alfa entre os lobos. Assim, os lobos selvagens são conduzidos por um casal reprodutor no qual as tarefas masculinas e femininas são divididas. Os filhos de diferentes ninhadas compõem o restante do grupo.

Por exemplo, em zoológicos, os lobos jovens geralmente são enviados a outros zoológicos quando se tornam adultos, para aumentar a diversidade genética, enquanto novos lobos desconhecidos chegam ao local. Isso gera as tensões. E foi isso que David percebeu em seus estudos iniciais. E ele até tentou retirar seu livro de circulação, mas não foi possível. 

E como o cachorro descende do lobo, daí essa ideia equivocada de MACHO ALFA. E devido a essa ideia, muitos treinadores de cães usam o termo macho alfa e as políticas de agressão em seus treinamentos, na tentativa de fazer nosso animal de estimação saber quem manda.

De acordo com muitos veterinários e treinadores, o seu cão não te ignora porque ele está te desafiando e crê ser o macho alfa, mas sim porque ele nunca foi treinado de maneira consistente e adequada.

Créditos Imagem Bandog Brasil

Já com cães domésticos, a simples existência do macho alfa não faz sentido. Os comportamentos de empatia e altruísmo entre cães e humanos são muito mais importantes, devido às habilidades sociais do cão. Fora que as relações entre pessoas e animais não são as mesmas que entre dois animais da mesma espécie. 

Se você tem uma autêntica matilha (grupo de cães), um dos seus cachorros pode tentar se impor aos outros no começo.Mas simplificar o comportamento animal, afirmando que a dominância é uma necessidade, não passa de um erro.

Já trabalhei em  daycares que utilizam esse método da dominância para o manejo de cães, utilizam o toque no pescoço para imitar a boca da mãe, o cutucão na virilha, latinha com grão de milho, borrifos de água e até gritos. Isso tudo até pode ser lindo na TV com os adeptos do Millan's boys, onde temos um líder(um macho alfa) dominando um cão e com isso, vemos um cão “calmo obediente(acuado)", quando na verdade a maioria deles se encontra em um estado de incompreensão, ou seja,  depois de algumas tentativas frustradas para resolver aquela situação, o cão desistiu de lutar e acabou se entregando. Ou em outras situações mais extremas, o cão pode reagir com um comportamento agressivo, devido o alto nível de estresse e medo. 
E como resultado teremos um cão frustrado e muitas vezes, um comportamento que precisaria ser ajustado como por exemplo, a agressividade, acaba reprimido e isso pode gerar sérios problemas. 

E daycares que não desenvolvem atividades pensadas para cada cão como individuo ou locais e profissionais que não  prezam pelo bem estar animal,  insistem em metodologias ultrapassadas não são ideais para o desenvolvimento de um trabalho educativo para seu cão. Pense nisso 😉


Créditos Fotos WikiHow

Comentários

Postagens mais visitadas