Be positive ou líder da matilha?


Educar cães tornou-se algo primordial para muitos tutores. Cresce a cada dia o número de lares com pets, e educá-los é sinônimo de amor e respeito. 

Criar um vínculo de comunicação com seu pet é muito bom para que o relacionamento seja mais funcional e saudável. Não é fácil, óbvio que não. Demanda tempo? Sim, muito. Não existem milagres, nem adestradores que irão conseguir deixar seu cão um lord, sem reatividade, ou sem ansiedade em questão de meses, isso levará tempo, dedicação de todos envolvidos e muita persistência.

E afinal, o que comportamento natural? O que é adestramento positivo? O que é reforço positivo?


Carriot vs Stick - Analogia feita sobre o treinamento em empresas 
Imagem BizandLove

Diversos estudos científicos contribuem para um entendimento cada vez maior sobre o comportamento de cães. Em zoologia, a Etologia é a especialidade da biologia que estuda o comportamento animal. 
Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e  Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução desse comportamento. 
E esses  comportamentos herdados são fixos? Alguns comportamentos são difíceis de alterar, outros são mais fáceis. Quando o comportamento instintivo causar problemas, é importante procurar mudar a maneira pré-programada do cão entender as coisas. Retirar esse comportamento não desejado e inserir o novo comportamento. 

E entrando no assunto de punição e reforço, dentro da teoria do Condicionamento Operante, descrita pelo  psicólogo Burrhus Frederic Skinner, a execução de um comportamento/ação é associado a uma consequência. 

"A consequência boa, chamada de reforço, vai aumentar em frequência e intensidade a expressão daquele comportamento 
Já a consequência ruim, chamada de punição, vai diminuir em frequência e intensidade a expressão daquele comportamento"  B.F. Skinner

E os cães passam pelo processo do condicionamento operante o tempo todo e o nosso comportamento também cria essas consequências e definem a permanência ou não de determinados comportamentos expressados por eles.

Reforço e Punição
Estão presentes nas metodologias de adestramento e definem o aprendizado, a estabilidade e saúde emocional do cão que está no processo de adestramento. O reforço sempre irá aumentar a frequência do comportamento do cão enquanto a punição sempre irá diminuir‼️

Reforço POSITIVO -  a soma de algo bom após a expressão de um determinado comportamento.
Reforço NEGATIVO - é a subtração de algo ruim após a expressão daquele comportamento.

Exemplos
Reforço Positivo
O cão senta e ganha um biscoito após sentar. O biscoito foi a soma de algo bom após o comportamento de sentar, e geralmente este comportamento tende a aumentar.

Reforço Negativo
O cão está atrás de um portão e late para passar, o portão é então retirado e este cão consegue sair
O comportamento de latir passou por um processo de reforço negativo, eliminando algo que era ruim pro cão (o portão) O reforço positivo é um dos pilares do adestramento positivo. Pois constrói um processo duradouro de aprendizagem e comunicação assertiva com o cão.

Punição Negativa e Positiva
A punição sempre vai diminuir a frequência do comportamento, o que não significa ser a melhor opção para corrigir comportamentos indesejados.

Punição Positiva
É a soma de algo ruim após a expressão de um comportamento, como o uso do enforcador ou do cutucão na lateral do cão. Exemplo: O cão late/rosna e na sequência o enforcador é pressionado ou o cão sofre um cutucão. Essas ações aversivas vão diminuir esses comportamentos, suprimir a linguagem canina e não vão ensinar o comportamento adequado, o que poderá resultar na volta desse comportamento indesejado com maior intensidade. Muitos profissionais fazem uso dessa punição como método educacional.  

Punição Negativa
Vai subtrair algo bom após a expressão de um determinado comportamento. Exemplo: o cão pula para interagir com o tutor e na sequência o tutor vira de costas  retirando a atenção. Dessa forma, o cão pode diminuir o comportamento de pular para não perder a atenção do tutor. 

Por isso que falamos que para ter um adestramento que resulte em um trabalho duradouro  nunca  devemos utilizar a punição positiva, essa inserção de consequências ruins como cutucões, enforcadores, borrifadores de água, entre outros, resultam em prejuízos emocionais para os cães e criam uma desconstrução da relação cão/tutor ou cão/adestrador. No final do texto, deixamos vários estudos que comprovam esses danos. Afinal, os cães são seres sencientes


Treinamento positivo não é permissivo e nada mais é do que educar sem causar dor. 

Quando ensinamos aos cães os comportamentos desejados, como ficar, sentar, deitar ou andar sem puxar a guia, utilizamos reforços positivos, como petisco, água, brinquedos ou carinhos.

E sobre o uso de enforcadores, coloquei algumas imagens de enforcadores (guia unificada ou guia de contenção) o que ela pode causar e dois vídeos, um sobre comportamento,  calming signals e outro sobre consequências do uso do enforcador. O enforcador ainda é utilizado por alguns adestradores, em alguns resgates de animais, em pet shops e até em clínicas veterinárias.  Mas, está entrando em desuso quando falamos em um trabalho de educação canina mais duradouro.  

Canal Papo de Cão sobre o Calming Signals

Consequências do uso do Enforcador com Doutora Carol Rocha da Pet Anjo.

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação


Canal Papo de Cão

No fundo, nós sabemos que ao adotarmos ou comprarmos um cão, teremos que dispor muito mais do que comida, casa, água, higiene, cuidados veterinários e brinquedos. 

ideal é educar encorajando os comportamentos desejados, e não dar atenção durante os comportamentos que você não quer. E sempre procurar por profissionais capacitados e que trabalhem pelo bem estar animal.


Leia mais sobre assunto 

Dessensibilização Corporal para Cães
Dessensibilização em Cães

Comentários

Postagens mais visitadas