Plantas tóxicas e plantas pet friendly



Quem não quer ter um jardim lindo em casa ou no apartamento? Mas, o ideal é que seja seguro para nós, crianças e para nossos pets.

Temos visto por aí, muitos casos de intoxicação por plantas tóxicas, por isso, resolvemos listar algumas que desencadeiam mais problemas e também dicas para um jardim bonito e seguro. 

Caso seu pet coma alguma dessas espécies listadas abaixo, leve-o imediatamente a um veterinário. Não tente induzir o vômito pois o animal poderá aspirar o material expelido e desenvolver uma pneumonia, agravando seu quadro clínico. Também não dê leite ao animal intoxicado ou envenenado já que o leite não é antídoto para esse tipo de envenenamento. Muitas vezes, o veterinário dá carvão ativado.

Todas as plantas dessa listagem, são igualmente tóxicas pra gente também, portanto, se as tiver em casa, ensine as crianças e adultos sobre os perigos que vêm delas.

Antúrio 
(Anthurium andraeanum) – toda a planta é tóxica, irritante para as mucosas. Causa: salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.


Azaleia 
(Rhododendron spp) – toda a planta é tóxica, principalmente a folha. Causa depressão do sistema nervoso central (SNC) e respiratórios, vômitos prolongados, arritmias, convulsões, ataxia (perda do controle muscular durante movimentos voluntários, como andar ou pegar objetos), fraqueza, depressão e morte.

Créditos Só Flor

Banana-de-macaco 
(Philodendron bipinnatifidum) – toda a planta é tóxica. Produz irritação das mucosas, irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração, em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.

Créditos Reino Metaphyta 

Bico-de-papagaio 
(Euphorbia pulcherrima) – a seiva da planta é tóxica (líquido branco), irritante para as mucosas e pele. Causa bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).



Comigo-ninguém-pode 
(Dieffenbachia spp) –  toda a planta é tóxica. Produz irritação das mucosas, irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração, em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.



Copo-de-leite 
(Zantedeschia aethiopica) –  toda a planta é tóxica, irritante para as mucosas, salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.


Coroa-de-cristo 
(Euphorbia milii) – a seiva da planta é tóxica (líquido branco), irritante para as mucosas e pele, bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).

Créditos Blog Plantei

Costela-de-adão 
(Monstera deliciosa) – toda a planta é tóxica, irritante para as mucosas, salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.


Créditos Minhas Plantas 

Dedaleira 
(Digitalis purpúrea) – toda a planta é tóxica, principalmente flores e os frutos, afetando diretamente o coração. Causa vômitos, diarreia, bradicardia (coração bate devagar) e arritmias.


Créditos Jardim Info

Espada de São Jorge 
(Sansevieria trifasciata)
Dificuldade de movimentação e de respiração, devido à irritação da mucosa e salivação intensa, são apenas alguns dos males que a ingestão da planta pode causar aos animais.




Samambaia 
Existem muitas espécies de samambaia e, em todas, as folhas são tóxicas para cachorros, prejudicam a produção de glóbulos vermelhos e causam sinais agudos como sangramentos, pontinhos vermelhos pelas mucosas da boca, sangue na urina. Em casos crônicos, podem causar grave anemia.



Jiboia 
(Epipremnum pinnatum) também conhecida por Era-do-diabo e Jiboia-verde, tem todas as partes tóxicas, por possuir o oxalato de cálcio como princípio ativo.
Quando ingerida por pets, pode causar diversas reações, como inchaço das mucosas orais e de outras partes do trato gastrointestinal.



Hibisco 
(Hibiscus) Pode ser bastante perigosa para os cachorros. As flores e as folhas do hibisco causam vômito, diarreia, náusea e perda de apetite.

Créditos Pinterest

E no quesito plantas pet friendly, temos: 

Bromélia
Orquídea
Camomila
Capim-limão
Alecrim
Lavanda
Girassol
Tomilho
Bambu
Erva-do-gato
Hortelã
Manjerona
Suculenta zebra

Comentários

Postagens mais visitadas